mentoria2

Definição de Mentoring

A definição de Mentoria tem sua origem na mitologia grega: na Odisseia, Ulisses está se preparando para lutar na Guerra de Troia, então é obrigado a decidir se deixará para trás seu filho e herdeiro, Telêmaco. O guerreiro lendário deixa então seu filho sob os cuidados e educação de Mentor, um sábio e confiável amigo.

 

O mentoring dos dias de hoje compreende um processo no qual um indíviduo experiente ajuda outra pessoa ou empresas a atingir objetivos e metas em seu desenvolvimento, a partir de encontros, conversas e outras atividades de aprendizado.

Mentoria em Desenvolvimento de Mercado

O processo de mentoria desenvolvido pela Acontece trata exclusivamente na revisão dos vetores de performance e crescimento das empresas. Durante as sessões de mentoria, composto por um roteiro completíssimo de pontos estratégicos, permitindo aos gestores da empresa jogar luz e compreender melhor os mecanismos de relação da empresa com o seus clientes e seu mercado.

O resultado esperado deste processo é a reorganização da gestão da empresa, da sua forma de fazer negócio, de gerir sua imagem e seu relacionamento com o mercado. Invariavelmente, temos uma excelente chance de promover o crescimento das vendas e melhorar o desempenho competitivo.

 

Benefícios do Mentoring Organizacional

O Mentoring em Desenvolvimento de Mercado traz benefícios para a própria organização e para os mentorados.

A organização alcança:

  • Melhora na aprendizagem organizacional
  • Mais rapidez na adaptação de novos colaboradores
  • Maior engajamento e aproveitamento de talentos
  • Melhor capacitação das lideranças
  • Maior aproveitamento dos processos de ascensão funcional e de sucessão
  • Redução de custos com treinamentos
  • Maior produtividade
  • Maior eficiência nas vendas

 

Os mentorados conseguem:

  • Maior rapidez no aprendizado
  • Maior rapidez na ascensão funcional
  • Maior rede de relacionamentos
  • Maior satisfação com o trabalho e com a carreira
  • Maior autoconhecimento e autoconfiança
  • Menor nível de estresse
  • Maior clareza sobre processo de gestão de marketing, comunicação e vendas.

 

mentoria

Roteiro da Mentoria em Desenvolvimento de Mercado

Estes são os pontos abordados durante o processo de Mentoria em Desenvolvimento de Mercado.

 

Identidade e Imagem

– Identidade da Marca;

– Imagem da Marca;

– Planejamento de curto, médio e longo prazo;

– Cenário de Mercado;

– Diferenciais Competitivos.

 

Painéis de Marketing

– Precificação;

– Processos de Atendimento;

– Processos de Venda;

– Processos de Entrega;

– Linha de Produtos. Diferenciais. Qualidade. Embalagem. Percepção do Cliente;

– Comunicação Interna. Ferramentas. Eficiência;

– Comunicação Externa. Ferramentas. Eficiência;

– Ações Promocionais. Ferramentas. Eficiência;

– PDV. Presença;

– Logística;

– Serviço;

– Identidade Visual.

 

Painéis de Relacionamento da Marca

– Sócios;

– Executivos;

– Funcionários;

– Clientes Diretos;

– Clientes Indiretos;

– Influenciadores;

– Concorrentes;

– Fornecedores;

– Imprensa;

– Parceiros Estratégicos;

– Governo;

– Comunidade;

– Trade;