Definição de Mentoring
A definição de Mentoria tem sua origem na mitologia grega: na Odisseia, Ulisses está se preparando para lutar na Guerra de Troia, então é obrigado a decidir se deixará para trás seu filho e herdeiro, Telêmaco. O guerreiro lendário deixa então seu filho sob os cuidados e educação de Mentor, um sábio e confiável amigo.
O mentoring dos dias de hoje compreende um processo no qual um indíviduo experiente ajuda outra pessoa ou empresas a atingir objetivos e metas em seu desenvolvimento, a partir de encontros, conversas e outras atividades de aprendizado.
Mentoria em Desenvolvimento de Mercado
O processo de mentoria desenvolvido pela Acontece trata exclusivamente na revisão dos vetores de performance e crescimento das empresas. Durante as sessões de mentoria, composto por um roteiro completíssimo de pontos estratégicos, permitindo aos gestores da empresa jogar luz e compreender melhor os mecanismos de relação da empresa com o seus clientes e seu mercado.
O resultado esperado deste processo é a reorganização da gestão da empresa, da sua forma de fazer negócio, de gerir sua imagem e seu relacionamento com o mercado. Invariavelmente, temos uma excelente chance de promover o crescimento das vendas e melhorar o desempenho competitivo.
Benefícios do Mentoring Organizacional
O Mentoring em Desenvolvimento de Mercado traz benefícios para a própria organização e para os mentorados.
A organização alcança:
- Melhora na aprendizagem organizacional
- Mais rapidez na adaptação de novos colaboradores
- Maior engajamento e aproveitamento de talentos
- Melhor capacitação das lideranças
- Maior aproveitamento dos processos de ascensão funcional e de sucessão
- Redução de custos com treinamentos
- Maior produtividade
- Maior eficiência nas vendas
Os mentorados conseguem:
- Maior rapidez no aprendizado
- Maior rapidez na ascensão funcional
- Maior rede de relacionamentos
- Maior satisfação com o trabalho e com a carreira
- Maior autoconhecimento e autoconfiança
- Menor nível de estresse
- Maior clareza sobre processo de gestão de marketing, comunicação e vendas.
Roteiro da Mentoria em Desenvolvimento de Mercado
Estes são os pontos abordados durante o processo de Mentoria em Desenvolvimento de Mercado.
Identidade e Imagem
- Identidade da Marca;
- Imagem da Marca;
- Planejamento de curto, médio e longo prazo;
- Cenário de Mercado;
- Diferenciais Competitivos.
Painéis de Marketing
- Precificação;
- Processos de Atendimento;
- Processos de Venda;
- Processos de Entrega;
- Linha de Produtos. Diferenciais. Qualidade. Embalagem. Percepção do Cliente;
- Comunicação Interna. Ferramentas. Eficiência;
- Comunicação Externa. Ferramentas. Eficiência;
- Ações Promocionais. Ferramentas. Eficiência;
- PDV. Presença;
- Logística;
- Serviço;
- Identidade Visual.
Painéis de Relacionamento da Marca
- Sócios;
- Executivos;
- Funcionários;
- Clientes Diretos;
- Clientes Indiretos;
- Influenciadores;
- Concorrentes;
- Fornecedores;
- Imprensa;
- Parceiros Estratégicos;
- Governo;
- Comunidade;
- Trade;