Descubra como a Inteligência Artificial está redefinindo o marketing e o branding. Aprenda as melhores práticas e estratégias inovadoras para preparar sua marca para o futuro digital.

Palavras-chave: Inteligência Artificial, Marketing Digital, Branding, Estratégias de IA, Inovação em Marketing

Por Daniel Fonseca


Na fronteira da inovação digital, a Inteligência Artificial (IA) surge como o epicentro da transformação no marketing e branding. Assim como a Internet redefiniu o panorama empresarial há duas décadas, a IA está agora pavimentando o caminho para uma nova era de comunicação de marca. Neste artigo, exploraremos como a IA está influenciando o marketing e o branding, e como sua empresa pode implementar práticas de ponta para se manter relevante no mercado competitivo de hoje.

A Evolução do Marketing e Branding através da IA:
Em 1990, a vida do profissional de marketing era mais simples. Tínhamos a TV, o Rádio, as Revistas e os Jornais – talvez algumas placas nas ruas. E tínhamos as onipresentes listas amarelas. Como a chegada da internet tudo isso mudou drástica e rapidamente. A finada lista telefônica, onde toda empresa que se prezava deveria estar acabou. As cinco opções de meios de mensagem transformaram se em uma miríade de opções de todo tipo e para todo gosto. De realidade aumentada a OOH.

O dilema passou a ser: como minha marca pode ganhar relevância e minha mensagem ganhar atenção em um mundo em transformação constante e hipercompetição pela atenção?

Em 2014, uma pessoa comum via cerca de 5 mil marcas por dia. Em 1984, eram 2 mil. Foi o que concluiu uma pesquisa da Media Dynamics publicada pelo SJ Insights.  Hoje, calcula-se que uma pessoa:

  • É exposta a mais de 12 mil marcas por dia;
  • É exposta a 1180 anúncios por dia;
  • Nota 164 desses anúncios;
  • Retém na memória 96 deles;
  • Está disposta a se engajar com 16 deles.

O aumento da exposição a anúncios cresceu nos últimos 80 anos, mas a disponibilidade para o engajamento não acompanhou esse crescimento. Significando que, apesar da hiper competição pela atenção, o consumidor não consegue ou deseja se envolver mais do que já se envolvia no passado.

Como contornar essa saturação pela atenção e ganhar relevância?

Provavelmente a resposta seja servir melhor, entregando valor específico para cada individuo. Porém é humanamente impossível personalizar cada comunicação e oferta. Humanamente.

Neste contexto, é que a IA pode nos ajudar a servir cada consumidor de maneira única e melhor. Compreendendo e antecipando suas necessidades e demanda de forma afirmativa e antecipada.

Quando a situação torna-se por demais complexa, é preciso voltar ao básico e reexaminar o cenário. Neste caso, lembrar que cabe ao marketing entregar o melhor produto, ao melhor preço, com a melhor comunicação, atendendo, vendendo e entregando com excelência e cuidando para que a experiência seja ciclíca, recorrente e positiva para cada cliente.

Será através da IA que conseguiremos tratar cada individuo como único.

  1. Entendendo a IA no Contexto de Marketing:
    a primeira etapa dessa compreensão é entender a IA como ferramenta. Ela não faz nada sozinha. Alguém precisa dar o start. Neste sentido, é preciso contextualizar duas outras coisas importantes: todos nós precisaremos aprender a “promptar” melhor, pois este é comando originário; e a terceira coisa muito importante é: nosso mundo é dinâmico e complexo em suas relações de interdependência, ou seja, a cada momento precisaremos estar avaliando, validando e corrigindo o nosso prompt de comando para IA, ainda que ela possa de alguma forma se corrigir sozinha será sempre em termos. Nós, humanos, seremos necessário para o bom funcionamento. Dito isso, a IA é uma ótima ferramenta para multiplicar por n+1 nossa capacidade de personalizar nossa entrega.
  2. Boas Práticas de IA para Departamentos de Marketing:
    atualização constante. Integração homem-máquina. Especialistas em prompt. E o tradicional e indispensável clássico: PDCA. Planejar + Fazer + Checar + Agir. Revisões constantes de cenários, prompts e resultados continuarão a ser necessário.
  3. Casos de Sucesso:
    o Google é o nosso maior caso de sucesso de IA. A quase onipresente e onisciente plataforma consegue entregar uma experiência individualizada à cada um dos seus bilhões de usuários. Ainda que sua chegada desastrosa ao universo hype das plataformas generativas mostre que eles também erram, a sua presença ampla no nosso dia a dia do Youtube, ao buscador, ao Waze passando pelo GoogleMaps, Earth e Gmail mostra o quanto ele consegue entregar de individualidade e valor a cada um dos seus usuários. E quanto requalificou nossas vidas pessoais e profissionais.
  4. Desafios e Considerações Éticas:
    os maiores desafios da IA, ao meu ver são dois. Um humano e um tecnológico. O primeiro diz respeito a nossa formação social de valores éticos e comportamentais. O ser humano é um desafio em si. Se ainda convivemos com realidades tão díspares de civilização, com a chegada da IA isso tende a se agravar. Cabe a nós assumirmos o compromisso valioso de usá-la para o avanço da sociedade e não para farças e blefes. O segundo desafio é a computação quântica que permitirá a IA realizar todas as sinapses que a civilização já foi capaz de realizar em questão de poucos minutos. O que isso significa? Não faço a menor idéia. E acho que quase ninguém sabe os perigos que tamanho poder de processamento pode gerar.
  5. O Futuro do Marketing com IA:
    entendo que o futuro trará um trabalho de marketing muito mais empático e humano. Graças a IA. Uma vez que o profissional de marketing estará cada vez mais interessado no humano do outro lado. Em como sua marca poderá servir melhor e ganhar relevância sendo útil e gerando valor para seus stakeholders.

Conclusão:
reafirmo a importância de estarmos update em relação às inovações da IA e nos anteciparmos na nossa educação relativa ao “promptar”. Assim sendo, recomendo que, mais que à IA, continuemos estudando o humano, nossos consumidores, suas necessidades e a desenvolver nossa capacidade empática, cada dia mais valiosa.

Finalmente, a IA nos permitirá ganhar relevância e atendermos cada vez melhor nossos clientes em suas particularidades e individuais necessidades.